THIAGO MARTINS

Páginas

sexta-feira, 26 de junho de 2026

Mical Damasceno denuncia perseguição religiosa na SMTT de São Luís

A deputada estadual Mical Damasceno utilizou suas redes sociais para fazer uma grave denúncia contra a Prefeitura de São Luís e a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT).

De acordo com a parlamentar, o órgão municipal estaria promovendo uma “perseguição da fé” ao restringir atividades evangelísticas na capital maranhense.

Segundo o relato, diversos pastores a procuraram para denunciar que a SMTT tem negado sistematicamente a liberação de espaços públicos para cultos e pregações. Ofícios enviados à secretaria solicitando autorização para a realização de atos nos Terminais de Integração e em grandes avenidas da cidade estariam sendo recusados. Mical Damasceno destacou ainda que, quando há liberação para eventos em praças públicas, o processo ocorre com extrema dificuldade.

“A liberdade religiosa é um direito garantido pela Constituição e deve ser respeitada. Evangelizar é exercer a fé de forma pacífica e levar uma mensagem de esperança à sociedade.”

Além das denúncias de intolerância institucional, a deputada gravou um pronunciamento em vídeo de dentro de um veículo, alegando ter tido o seu próprio direito de ir e vir cerceado nas dependências da SMTT.

Mical afirmou que se deslocou até a secretaria para cobrar esclarecimentos sobre os pedidos negados aos pastores. Contudo, ao começar a gravar um vídeo nas dependências do órgão, funcionários teriam tentado impedi-la. De acordo com o seu relato, os portões da secretaria foram fechados para evitar a saída do seu automóvel, fazendo com que ela permanecesse retida no local por mais de duas horas — das 17h até por volta das 19h30.

Imagens gravadas no período mostram uma forte mobilização de agentes de trânsito e viaturas no pátio da SMTT.

A deputada direcionou as críticas diretamente à secretária da pasta, Manuella Fernandes, sinalizando que a conduta da secretária refletiria um endosso direto da gestão do executivo municipal. A parlamentar encerrou o protesto garantindo que continuará atuando firmemente na Assembleia Legislativa em defesa do segmento evangélico e dos direitos constitucionais de liberdade de culto.

Veja o vídeo da deputada Mical Damasceno: 

quarta-feira, 24 de junho de 2026

Natália do Júnior Garimpeiro participa do Batismo do Boi da Pindoba em Paço do Lumiar e reforça apoio à cultura maranhense


A pré-candidata a deputada estadual Natália do Júnior Garimpeiro participou, na noite desta terça-feira (23), do tradicional Batismo do Boi da Pindoba, realizado no município de Paço do Lumiar. O evento reuniu brincantes, moradores e admiradores da cultura popular maranhense em uma celebração marcada por fé, tradição e valorização das raízes culturais do estado.

Madrinha do Boi da Pindoba, Natália destacou a importância de preservar e fortalecer as manifestações culturais que representam a identidade do povo maranhense. Durante a festividade, ela reafirmou seu compromisso com o incentivo às tradições populares e o apoio aos grupos culturais.

“É uma emoção imensa fazer parte desse momento tão especial para a comunidade da Pindoba. O Bumba Meu Boi é muito mais do que uma manifestação cultural; é a expressão da nossa história, da nossa fé e da força do nosso povo. Preservar essa tradição é garantir que as futuras gerações conheçam e valorizem a riqueza cultural do Maranhão”, afirmou.

O Batismo do Boi da Pindoba contou com apresentações culturais, música, dança e grande participação popular, reforçando a relevância do período junino para a cultura maranhense.

Ao final do evento, Natália parabenizou os organizadores, brincantes e toda a comunidade envolvida na realização da festividade, ressaltando a importância de continuar investindo na valorização da cultura como instrumento de fortalecimento da identidade e do desenvolvimento social do estado.

segunda-feira, 22 de junho de 2026

Natália do Júnior Garimpeiro reúne apoiadores em grande encontro político em Imperatriz
A pré-candidata a deputada estadual Natália do Júnior Garimpeiro participou, na noite deste sábado (20), de um grande encontro com apoiadores no município de Imperatriz, consolidando mais uma importante agenda de diálogo e fortalecimento político na região Tocantina.

O evento reuniu lideranças comunitárias, apoiadores, amigos e simpatizantes do projeto político de Natália, que aproveitaram a oportunidade para demonstrar apoio à sua pré-candidatura rumo às eleições de 2026.
Durante o encontro, Natália destacou a importância de ouvir a população e construir um projeto voltado para as necessidades reais dos maranhenses. A pré-candidata também agradeceu a receptividade dos moradores de Imperatriz e o apoio que vem recebendo em diversas regiões do estado.

"Fico muito feliz com o carinho e a confiança de cada pessoa que acredita no nosso projeto. Seguiremos trabalhando, dialogando e construindo um caminho de esperança para o Maranhão", afirmou.

O encontro foi marcado por momentos de confraternização, diálogo e fortalecimento de alianças, demonstrando o crescimento da pré-candidatura de Natália do Júnior Garimpeiro no cenário político maranhense.
A agenda em Imperatriz faz parte de uma série de visitas e reuniões que a pré-candidata tem realizado em diferentes municípios, buscando ampliar o diálogo com a população e apresentar suas propostas para o desenvolvimento do estado.

domingo, 21 de junho de 2026

Vereador Ednilson do Kantão participa da entrega de mais de mil óculos para moradores do Jardim Tropical em São José de Ribamar 

O domingo (21) foi marcado pela conclusão de mais uma etapa do Programa Cuidar dos Olhos no bairro Jardim Tropical, em São José de Ribamar. A ação beneficiou mais de mil moradores com a entrega gratuita de óculos, promovendo mais qualidade de vida, inclusão e dignidade para a população.

A iniciativa foi viabilizada por meio de solicitação do vereador Ednilson do Kantão (Agir) junto ao Governo do Estado, representando uma importante conquista para os moradores da região. Os óculos entregues irão contribuir diretamente para a melhoria da visão dos beneficiados, proporcionando mais autonomia nas atividades diárias, no trabalho e nos estudos.

Durante a solenidade, o secretário adjunto de Estado da Saúde, Renan Castro, destacou a atuação do parlamentar e o empenho na busca por benefícios coletivos para a comunidade.

“O vereador Ednilson do Kantão tem sido um parceiro importante da Secretaria de Saúde. Sempre que nos procura, é para apresentar demandas da população e buscar melhorias para as comunidades. Por isso, as portas da secretaria estarão sempre abertas para receber suas reivindicações em favor do povo”, afirmou Renan Castro.

Em seu pronunciamento, Ednilson do Kantão agradeceu ao Governo do Estado e aos parceiros que contribuíram para a realização da ação, ressaltando o impacto social do programa na vida dos moradores.

“Hoje estamos entregando mais do que simples óculos. Estamos devolvendo dignidade, autoestima e qualidade de vida para centenas de pessoas. Essa conquista só foi possível graças ao apoio do governador Carlos Brandão, do ex-secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, e do ex-secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, que atenderam essa importante demanda da nossa comunidade”, destacou o vereador.

O Programa Cuidar dos Olhos tem ampliado o acesso da população a consultas oftalmológicas e à entrega gratuita de óculos, contribuindo para a prevenção de problemas visuais e para a promoção da saúde em diversas regiões do Maranhão.